Sabemos que a irrigação, seja ela mecânica ou automatizada, é um grande auxílio para seu cultivo e isso ajuda muito a potencializar a produtividade em sua horta.
Mas, antes de adquirir um sistema com gotejador, existem algumas informações importantes que devem ser avaliadas, para você entender se está fazendo a melhor escolha para sua plantação.
Isso porque, um sistema de irrigação demanda tempo, dinheiro e estratégias. E como pensamos sempre em oferecer o melhor a você, listamos os principais itens para você avaliar antes de adquirir um sistema com gotejador. Confira a seguir:
Adotar o gotejador para o plantio se tornou um grande benefício para agricultores desde quando a escassez hídrica se tornou um problema para diversas lavouras.
Seu sistema de aproveitamento total da água faz com que seu mecanismo seja eficiente, pois toda a água que corre por dentro da estrutura do sistema é aproveitada, não ocorrendo desperdícios para a evaporação, não molhando as folhas e nem irrigando áreas que não precisam ser molhadas.
O gotejador permite o uso totalmente racional, tanto da água, quanto dos fertilizantes. Além disso, outra vantagem significativa é a diminuição da mão-de-obra e também de materiais, acessórios e maquinários.
Sua principal característica é a correspondência com a produtividade, possibilitando um aumento de demanda, da produção e maior rentabilidade do agricultor.
O método com gotejador se consiste em aplicar a água diretamente na raiz das plantas. Sua estrutura é composta por canos alinhados por toda a extensão do sistema. E, de espaço em espaço, geralmente conforme a necessidade do plantio, é instalado um ou mais gotejadores.
A quantidade de água é calculada de acordo com o plantio e, assim, é distribuída por toda sua estrutura. Entretanto, existem dois tipos distintos de gotejadores: o gotejador autocompensante e o regulável.
No que se diz respeito ao fornecimento de água para cultura, o sistema por gotejador tende a ser o mais adotado por agricultores de hortas ou para culturas que se mantém por um maior intervalo, sem sofrer rotação frequente no plantio. Logo, as principais culturas que adotam o gotejador são as de: floricultura, frutíferas e hortaliças. Outro ponto importante que deve ser considerado é o tamanho de sua lavoura, pois isso interfere diretamente no resultado.
Ao adquirir um sistema com gotejador, você deve considerar as vantagens e desvantagens deste sistema, para, por fim, avaliar. Lembrando que a escolha do sistema de irrigação adequado para sua propriedade é aquela que pode te trazer os melhores resultados.
É fundamental que você conheça todos os pontos positivos e negativos que influenciem direta e indiretamente em sua produtividade antes de escolher a irrigação por gotejamento, aspersão ou qualquer outro.
Mas, voltando ao gotejador, vamos aos pontos positivos:
E quanto as desvantagens do gotejador, podemos listar a seguir:
– Não possibilita a pulverização de alguns ativos químicos;
– Dependendo de sua cultura, pode ocasionar na redução da profundidade das raízes das plantas, isso ocorre devido à abundância de água.
Está pensando em implementar gotejador ou algum outro tipo de sistema de rega em sua plantação? Conte conosco. Clique aqui e saiba mais!
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp