Principais vantagens do sistema de irrigação por gotejamento

Principais vantagens do sistema de irrigação por gotejamento

13

Mar

2020

Entre os diversos sistemas de irrigação, destacamos a técnica de irrigação por gotejamento como uma das mais utilizadas nos dias de hoje. Principalmente por fruticultores, horticultores, paisagistas e jardineiros.

Confira a seguir um pouco mais sobre este sistema e quais são as suas principais vantagens.

Como funciona a Irrigação por Gotejamento?

Antes de tudo, se você ainda não conhece a técnica, uma breve explicação.
1. Neste sistema, uma rede de canos, mangueiras e gotejadores é distribuída ao longo das linhas das plantas;
2. Os gotejadores liberam água de maneira lenta e uniforme sobre as plantas. Fornecendo a quantidade adequada que a raiz de cada uma necessita;
3. Sem evaporação ou escoamento superficial e com até 90% de eficiência no uso da água.

Vantagens da Irrigação por Gotejamento.

Agora sim, familiarizados com o sistema, vamos apresentar a você alguns dos benefícios mais importantes dessa técnica.

• Maior controle de vazão e distribuição exata da água. Como o fluxo pelos canos e mangueiras é baixo, não existe riscos de desconexões nas tubulações e nem flutuações na pressão.

• Flexibilidade de aplicação. Permite ao produtor configurar o intervalo entre as irrigações, a duração da irrigação, a pressão e o número de gotejadores nas linhas secundárias.

• Adaptável às condições do vento. Por não sofrer as interferências causadas por ventos mais fortes, o sistema de irrigação por gotejadores pode trabalhar durante horas. Melhorando o balanço hídrico dia e noite, economizando energia no bombeamento e eliminando pico de consumo de água.

• Permite a exploração de Solos Salinos, Calcários, Pouco Profundos e Pedregosos. Isso é possível devido ao molhamento localizado e à capacidade do sistema de levar os sais para a periferia do bulbo úmido (área do solo onde o gotejador libera a água).

• Requer menos energia que o sistema de aspersão. Podendo ser a solução para locais onde a pressão é baixa demais para os aspersores trabalharem de forma eficaz.

• Aumento do potencial produtivo. A aplicação de fertilizantes na água de irrigação pode criar melhores condições para o desenvolvimento da cultura. Potencializados pela dosagem controlada da água.

• Redução de erro humano. Esquecimentos, atrasos ou demora podem causar irrigação excessiva. Como o gotejamento é mais lento, o produtor ou seus funcionários têm mais tempo para interromper o ciclo sem este risco.

• Adaptação a áreas desiguais. Lotes assimétricos são um problema para a maioria dos sistemas de irrigação. Menos para o gotejamento, que permite que linhas de irrigação secundárias tenham o mesmo comprimento das linhas plantadas.

• Adaptação para cultivos altos. A irrigação por gotejamento oferece facilidade tanto para o transporte dos equipamentos quanto para sua instalação acima da cultura.

• Redução de Problemas Fitopatológicos. Todos sabemos que a chuva e a irrigação por aspersão umedecem a folhagem e isso pode prejudicar algumas culturas. Como Uvas, Tomate, Pepino, Pimentão, Melão e outros. Como permite a aplicação de fertilizantes e defensivos, a irrigação por gotejamento tem se mostrado uma ótima solução para o problema. Levando vantagem – neste caso – sobre a irrigação por sulcos.

• Não atrapalha os acessos. Como não causa escorrimento ou drenagem, o gotejamento não prejudica a conservação de estradas e carreadores. Mantendo grande parte da superfície seca, possibilita os tratos culturais mesmo durante o período de irrigação.

• Viabiliza Irrigação Seletiva de Culturas. Com o uso de gotejadores, fica mais simples fazer a irrigação de acordo com a fase da planta. Das plantas mais jovens à planta desenvolvida, pode-se aumentar apenas o número de gotejadores sem grandes problemas.

• Permite a Colheita Seletiva. O uso de fertilizantes no gotejamento, em intervalos curtos durante fase de maturação dos frutos, pode ajudar no aumento do peso e do tamanho dos mesmos. Ao colher os frutos grandes, é possível estimular o desenvolvimento dos demais.

• Evita a contaminação. O uso do sistema de irrigação por gotejamento reduz o risco de contaminação da parte vegetativa da planta. Situação que pode ocorrer em algumas culturas com o sistema de aspersão e sulcos.

• Permite o uso de águas salinas. Quando águas salinas secam ao sol sobre a folhagem, produz efeitos negativos na cultura. Isso já não acontece com o gotejamento que pode criar uma zona úmida sem sais apenas na região das raízes.

• Previne a erosão. Como não promove o impacto da água contra o solo, o sistema de irrigação por gotejamento evita erosões na área de cultivo.

Como pôde ver, as vantagens do sistema de irrigação por gotejamento são diversas. Se você busca canos, mangueiras, gotejadores regulares e autocompensantes ou outros acessórios para seu sistema de irrigação, fale com nossa equipe.