Aqui no blog a gente sempre fala que investir em irrigação é a melhor forma de evoluir com a sua cultura. Durante muitos anos, a falta de chuva tem feito com que os produtores rurais buscassem alternativas para aumentarem a produtividade das plantações sem sofrer com os períodos de estiagem.
Só para termos uma noção, a produção de alimentos em um hectare irrigado é três vezes maior do que um que dependa da chuva. Devido a isso, investir em tecnologias para obter o melhor da terra é a maneira mais eficaz para obter maiores lucros e oferecer um cultivo com qualidade para o mercado.
Além disso, são vários os benefícios de manter uma irrigação apropriada, como: economia, redução dos impactos causados pelas condições climáticas, aumento da produção e diminuição das perdas.
Mas você sabia que existem várias técnicas de irrigação para fazer com que a cultura cresça saudável? Caso ainda tenha dúvidas, vamos te apresentar de forma breve os mais comuns, olha só:
Aspersão: Este método simula uma chuva sobre o local. São mais usados em estufas, lavouras, pomares e outros.
Microaspersão: lançam gotas mais suaves na área a ser irrigada, produzindo uma precipitação mais leve. São ideais para viveiros, hortaliças, fruticulturas e outros.
Gotejamento: Este sistema oferece água de forma lenta e uniforme sobre o solo – gota por gota. Sua utilização é indicada para produção em vasos ou linhas com ciclo rápido ou perenes. E também temos os NEBULIZAÇÃO. Mas este vamos falar com mais calma, este método será o nosso foco de hoje.
Os nebulizadores são excelentes, além de serem úteis e versáteis, eles se ajustam às necessidades dos produtores.
Além de serem utilizados para a prática de irrigação, os nebulizadores podem ser usados para nebulizar defensivos e produtos químicos na cultura. Também servem para a climatização dos ambientes, ajudando a controlar a temperatura das áreas de cultivo e em áreas zootécnicas.
Sem contar a economia que esse sistema proporciona, com os nebulizadores o produtor não precisa gastar com muita mão de obra, podendo ser operado por poucas pessoas ou, até mesmo, ser automatizado.
Se você ainda tem dúvida, vamos te contar o que é nebulização.
A nebulização é formada por microgotas que são pulverizadas no ar criando uma névoa artificial sobre a área a ser irrigada. Por ser um sistema fixo, não necessita de mudanças nas tubulações, além de poderem garantir uma cobertura completa, tanto em pequenas quanto em grandes estufas.
Os nebulizadores também servem para necessidades específicas, como: mudas delicadas e/ ou recém plantadas, enraizamento de estacas, germinação de sementes leves e muito mais. Eles geralmente são utilizados em ambientes protegidos, como:
Agora que você está por dentro do assunto e sabe o porquê de utilizar os nebulizadores, é hora de escolher o melhor material para começar a operar na sua cultura.
A Agrojet possui uma tecnologia de ponta em seus nebulizadores, garantindo maior eficiência e qualidade para os seus produtos, além de termos um rico portfólio para atender a sua necessidade. Os nossos itens são super resistentes à diversos fatores climáticos.
Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe, ou aqui para conhecer todo o nosso portfólio de produtos.
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp