Saiba mais sobre a Irrigação, seus métodos e sistemas

Saiba mais sobre a Irrigação, seus métodos e sistemas

24

Jul

2020

Não é de hoje que falamos sobre a importância da irrigação. Em maioria dos nossos blogs trazemos alguns benefícios que ela pode gerar na sua cultura. Mas se você quer saber ainda mais, continue aqui com a gente.

É claro que precisamos reforçar algumas coisas que já foi dito nos blogs anteriores. Também iremos trazer possíveis soluções para problemas corriqueiros, que muitos produtores enfrentam.

Você sabe pra que serve a irrigação?

Em algumas produções – dependendo de variadas condições, como a baixa frequência de chuvas – pode haver deficiência parcial e, às vezes, até total da água. A irrigação vem para suprir essas necessidades hídricas, garantindo que as plantações tenham um crescimento saudável e seguro.

Além de minimizar os riscos climáticos e meteorológicos, a irrigação aumenta a produtividade e, consequentemente, reduz as perdas na produção. Também é uma grande aliada para potencializar os insumos, como: defensivos, fertilizantes, sementes entre outros que são utilizados na agricultura.

Mas é só irrigar?

NÃO. Realizar a irrigação não é tão simples. É preciso muitos estudos e projetos, tudo feito por profissionais. Nestes estudos, devem ser analisados várias interferências, por exemplo: local da produção – topografia e solo, clima, tipo de cultura, necessidades do produtor, disponibilidade de água e muito mais.

Todas essas questões irão influenciar no tipo de método que será escolhido para a sua plantação. Confira alguns exemplos a seguir:

  • Se o solo for seco ou denso, ou seja, que possui baixa capacidade de infiltração, a técnica mais coerente será a IRRIGAÇÃO LOCALIZADA. Este método também é excelente para as frutíferas, formando uma área úmida em torno das raízes, de forma constante e lenta.
    Aqui se encaixa o MICROASPERSOR, que forma aquela precipitação suave e uniforme sobre a cultura e os GOTEJADORES, que projeta gotículas de água exclusivamente para o sistema radicular da planta.
  • Mas e se o solo precisa de molhamento intenso? É recomendado a IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO. Apesar de ser não se limitar ao tipo de plantio e nem aos espaçamentos, este método é bastante utilizado em pastagens, lavouras e grãos.
  • Temos também a IRRIGAÇÃO SUPERFICIAL. Mas tome cuidado, ela não é indicada para solos que são muito impermeáveis. Dependem totalmente das condições topográficas, já que a distribuição é lançada diretamente na superfície. Sendo assim, necessitam de um solo nivelado. Os principais sistemas são por SULCOS ou INUNDAÇÕES.

Essas são as principais formas de irrigação, mas há muitos outros tipos de métodos e sistemas que podem ser utilizados na sua plantação.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como irá funcionar a irrigação aí na sua cultura, temos mais uma coisa importante para falar.

Tudo isso só será eficaz com bons produtos.

Isso quer dizer que, além de muitos estudos para realizar uma irrigação corretamente, é preciso encontrar produtos e acessórios de qualidade, que irão trabalhar com eficiência e segurança por um longo período.

Mas temos uma boa notícia: para encontrar essas peças, não precisa de muita busca, nós da AGROJET garantimos a qualidade de todos os nossos itens. Eles são fabricados em material resistente, produzidos especialmente para aguentar qualquer clima e interferência.

Clique aqui para conferir e conhecer um pouco mais sobre a gente.