Aprenda um pouco mais sobre aspersores para irrigação

Aprenda um pouco mais sobre aspersores para irrigação

19

Mai

2020

Imagine o quão difícil, árduo e trabalhoso seria irrigar de maneira manual e uniforme o seu jardim, suas áreas verdes e pastagens, suas lavouras ou plantações. No melhor dos casos você teria que contratar alguém. Este alguém se tornaria um custo a mais e, mesmo assim, a eficiência no molhamento das áreas não seria garantida, assim como, o tempo gasto para irrigar seria bem maior. Complicado, não é? Observando por esta ótica, vemos claramente que o uso de aspersores sempre nos pareceu uma ótima ideia.

Mas afinal, você sabe o que é um aspersor?

Basicamente os aspersores são peças acionadas pela pressão da água. Melhor dizendo: é o mecanismo responsável pela distribuição do jato de água. Seu objetivo é dividir um ou mais jatos de água em jatos menores ou pequenas gotas que caem no solo em forma de chuva. Uma chuva artificial com pressão contínua e zona de abrangência definida pelo produtor de acordo com sua necessidade. Seja para uso agrícola ou áreas comerciais e residenciais.

Como funciona a irrigação por aspersores?

O método de irrigação por aspersores é muito versátil, uma vez que não se limita aos espaçamentos de plantio e nem a apenas um ou mais tipos de cultura. Inclusive, hoje estão presentes em lavouras, pastagens e outros locais que exijam molhamento intenso e uniforme.

A água vem sob pressão e passa através de pequenos orifícios que causam o fracionamento do jato. Mas antes de chegar ao aspersor na ponta do sistema, o líquido percorre um conjunto de mangueiras e tubos interligados por conexões. Para isso, existe um processo de bombeamento. Este gera a pressão necessária para que a água, finalmente, acione os aspersores.

O sistema que usa aspersores para irrigação supre a quantidade de água necessárias para cada cultura de acordo, claro, com os seguintes fatores: clima, tipo de cultura e condições do solo no caso de utilização no campo. Uma das vantagens é que a irrigação por aspersores agrícolas é eficiente em quase todos os tipos de solo. E as vantagens não param por aqui. Tem mais, como você pode conferir a seguir.

Principais vantagens da Irrigação por Aspersão.

Além da versatilidade e adequação aos padrões de solo, como acabamos de citar, a irrigação quando feita por aspersores pode ser móvel ou fixa. Isso ajuda na adaptação do sistema aos diversos tipos de topografia. Sua aplicação é uniforme e pode ser empregada juntamente com a fertirrigação.

Já familiarizados com a peça, como funciona e suas vantagens, fica o convite para que conheça nossa linha de aspersores para irrigação.

Como todo produto Agrojet, nossos aspersores são produzidos com materiais de alta qualidade. Desenvolvidos para trabalharem duro dia após dia, resistindo às mais variadas condições sem perder a eficiência e uniformidade de molhamento. Esse diferencial é atestado por um rigoroso controle de qualidade. Bom para quem comercializa, bom para o produtor e indispensável para os processos de irrigação.

Quer saber mais? Fale ainda hoje com um de nossos especialistas.