Vantagens e desvantagens dos tipos de irrigação

Vantagens e desvantagens dos tipos de irrigação

14

Fev

2019

A técnica da irrigação tem como principal finalidade atender as áreas que apresentam má distribuição de chuvas ou ainda ausência hídrica na região. Fazendo com que a irrigação nutra todas as necessidades hídricas das áreas de plantio que são afetadas pela falta de água resultante dos fatores já citados. Permitindo assim, que hajam plantações e cultivos nessas áreas.

Contudo, a tecnologia agrícola se aprimorou com o tempo e assim desenvolveu diversos métodos de plantios para gerar ainda mais produtos de qualidade.

Deste modo, existem no Brasil diversos tipos de irrigação como também suas devidas vantagens e desvantagens.

Conheça agora as vantagens e desvantagens dos principais tipos de irrigação:

  • Irrigação por inundação
  • Irrigação localizada
  • Irrigação por aspersão

Quais as vantagens da Irrigação por inundação?

Além de ter um baixo custo em sua implantação, energia e também na manutenção, este tipo de irrigação promove a fixação do nitrogênio atmosférico, uma vez que, há o crescimento constante de algas verde-azuis.

Como também, possibilita o aumento da fotossíntese nas folhas mais baixas já que há reflexo da luz na água.

Quais suas desvantagens?

Um dos problemas da irrigação por inundação, é que a água quando parada prejudica as plantas, ainda mais pelas raízes terem a respiração diminuída.

Outro fator que deve ser levado em consideração é que para implantar a irrigação por inundação, é necessário se atentar a declividade do solo. Ademais, as chances de erosões nos sulcos são frequentes.

Quais as vantagens da Irrigação localizada?

Assim como a irrigação por inundação, esta técnica também tem um baixo custo de mão-de-obra de energia. Além de possuir uma grande eficiência em sua aplicação, uma vez que, a água é injetada diretamente na raiz.

Afinal, quem procura por facilidade e eficiência no emprego de fertilizantes com a fertirrigação, este tipo de técnica é recomendado.

Também, consegue se adaptar aos diferentes tipos de solos existentes e ajuda a manter o solo úmido e com oxigênio.

Outra vantagem da irrigação localizada, é que ela não se limita em relação a ventos e declividade do terreno.

Quais suas desvantagens?

  • A princípio possui um alto custo por causa da quantidade de tubulações
  • Vulnerável aos orifícios de saída de água por entupir facilmente
  • Diminuição da estabilidade da planta, pois, esta irrigação diminui a profundidade das raízes

Quais as vantagens da Irrigação por aspersão

O sistema da irrigação por aspersão, também possui um baixo custo de mão-de-obra, facilidade em aplicar fertilizantes e ainda uma boa eficiência em sua execução.

Quais suas desvantagens?

Entretanto, ela promove um aumento no desenvolvimento de doenças, pois, deixa as folhagens úmidas, e ainda causa danos ao solo, por possuir escoamento de água na sua região.

Aliás, ela se restringe por ser limitada pelo vento e também pela declividade do terreno. Além de ter um custo inicial muito alto, tanto de energia quanto de manutenção.

Afinal, qual a melhor técnica de irrigação escolher?

Depois de apresentado os diversos tipos de irrigação, surge tal questionamento. Acontece que tudo irá depender do tipo de solo, relevo, clima, cultura, manejo de irrigação e disponibilidade de água que sua fazenda apresenta.

Contudo, considere consultar-se com um engenheiro agrônomo para ajudar nesta escolha.