Saiba como a irrigação pode aumentar o seu lucro

Saiba como a irrigação pode aumentar o seu lucro

7

Jan

2021

Sabia que a água é capaz de aumentar em até 3 vezes a produção do seu cultivo? Isso com certeza irá gerar um bom aumento no seu lucro. Mas calma, não é tão simples quanto parece, vem com a gente que te explicamos melhor sobre esse assunto.

Assim como a água pode te garantir um ótimo retorno, ela também pode te dar muito prejuízo, tudo irá depender de como ela será aplicada em sua cultura. Se houver escassez ou a abundância de água, a consequência será uma baixa produtividade e um baixo lucro.

Para que você possa usar a água a seu favor, é preciso seguir várias etapas. Dentre as principais, é necessário que você conheça muito bem a sua cultura, o local em que ela se encontra e qual a disponibilidade de água que esse local proporciona.

Todas essas etapas também devem ser analisadas por profissionais que, em seguida, darão continuidade ao processo de instalação dos métodos e sistemas de irrigação de forma correta, fazendo com que a sua plantação tenha a quantidade de água necessária para se desenvolver e produzir saudavelmente.

Esses métodos e sistemas serão, em sua maioria, totalmente dependentes de fatores que possam influenciar a sua cultura, como: a topografia, o solo, o clima, as necessidades do agricultor e até mesmo a própria plantação.

Trouxemos alguns dos principais tipos de irrigação e onde podem ser usados para melhor entendimento. Veja a seguir:

Irrigação Superficial

Esse método era muito utilizado antigamente por ser considerado prático e com menor custo, mas atenção, ele NÃO se encaixa em todas as culturas. Nessa irrigação a água é aplicada diretamente no solo, através de sistemas por Sulcos ou Inundações. Portando, em solos excessivamente permeáveis, este método NÃO terá eficácia.

Irrigação por Aspersão

Um clássico para os solos que precisam de um molhamento intenso e ao mesmo tempo suave. Além do sistema convencional, nesse método pode ser usado o autopropelido e/ou o pivô central. A sua função é irrigar expelindo gotas de água que se transformam em uma simulação de chuva. Ideais para pastagens, grãos e lavouras.

Irrigação Localizada

Esse método é mais utilizado em solos secos e densos. Nesses locais, as plantações necessitam de uma irrigação constante e lenta, preferencialmente nas zonas radiculares (raízes das plantas). Aqui, os microaspersores e os gotejadores podem ser grandes aliados para um molhamento preciso. Geralmente, utilizado em produções de frutíferas.
Além disso, a irrigação pode trazer mais benefícios?
É claro que sim. Olha só:
– A irrigação correta irá evitar desperdícios e escassez;
– Ela garante muito mais facilidade e eficiência na aplicação de insumos, como fertilizantes, defensivos etc;
– Há vários métodos e sistemas que podem se encaixar perfeitamente em sua plantação;
– Reduz o impacto de condições climáticas e muito mais.
Juntando todos esses pontos, a irrigação trará muitas consequências positivas, tanto para a cultura quanto para você.

Ah, e não se esqueça. Os produtos para as irrigações também são super importantes. Aliás, eles devem resistir a todas as pressões e climas do dia a dia, trabalhando constantemente e com eficácia. Sabendo disso e querendo oferecer segurança e praticidade aos clientes, todos os produtos AGROJET são produzidos com materiais altamente resistentes.

Clique aqui, confira o nosso portfólio e encontre uma solução que funcione de verdade para seus objetivos.