Quais são os benefícios dos gotejadores?

Quais são os benefícios dos gotejadores?

9

Fev

2021

Se você é agricultor com certeza sabe que existem diferentes maneiras de realizar uma irrigação. Mas, na maioria das vezes, a dificuldade está em encontrar o método e o sistema ideal para o seu tipo de cultura. E por que ter uma irrigação adaptada para determinados tipos de plantação é tão essencial? A gente já te explica.

Imagina que em sua cultura há grande abundancia de água. Dependendo da vazão e da quantidade de vezes que a cultura for aguada, poderá causar o encharcamento das plantas e o desperdício desnecessário de água. Agora, se há grande escassez de água, sua cultura vai sofrer com a seca e não irá se desenvolver como deveria.

Em ambos os casos, a plantação não irá se desenvolver saudavelmente. Isso acarretará em desperdícios, tanto de água quanto de sementes e adubos, baixíssimo aproveitamento da cultura e prejuízo para o seu bolso. Para reverter essa situação, é preciso realizar um estudo da topografia e da cultura e, assim sendo, determinar o melhor método de irrigação.
Ou seja, de acordo com cada fator de interferência (solo, clima, produção, disponibilidade de água etc), a sua cultura poderá receber a quantidade de água necessária para crescer com saúde. Com isso, automaticamente, a produção aumenta, não há desperdício de água e nem de insumos e gera mais lucro para o agricultor.

Aqui no blog da AGROJET você encontra diversos assuntos sobre a irrigação e seus produtos, como: aspersores, microaspersores, nebulizadores e outros. Mas se você quer saber mais sobre os GOTEJADORES continua aqui com a gente.

O gotejador é muito utilizado, principalmente, por fruticultores, horticultores, paisagistas e jardineiros. Nesse sistema, uma rede de canos, mangueiras e gotejadores é distribuída ao longo das linhas das plantações; em cada gotejador a água é liberada de maneira lenta e uniforme, diretamente no bulbo das plantas.

Essa aplicação da água no solo é de alta precisão, realizada em pontos estratégicos. Isso garante até 90% de eficiência da água, já que ocorre baixa evaporação e não há escoamento superficial, além de fornecer a quantidade adequada que cada planta necessita.

É comum encontrarmos dois modelos de GOTEJADORES. Um deles é o gotejador produzido com regulagens, feito especialmente para tornar possível o controle individual da vazão de água e do tempo de funcionamento. E o outro é o gotejador autocompensante, que mantém a mesma vazão em diferentes pressões, ideal para linhas extensas e topografias irregulares, com desnível.
Outros benefícios dos gotejadores são:

  • Como não há impacto no solo, previne erosões;
  • É possível realizar a aplicação direta de insumos, fertilizantes e defensivos;
  • Minimiza o risco de contaminações das plantas;
  • Se adapta às condições climáticas;
  • O risco de desconexão da tubulação é baixo;
  • Eleva o nível de desenvolvimento da cultura e da produtividade;
  • Grande economia de mão de obra e de água;
  • Em consequência, tudo isso pode gerar muito mais lucro para o agricultor.

Um ponto importante e que precisa ser destacado, é que os gotejadores devem suportar, dia após dia, os fatores climáticos. Os gotejadores da AGROJET são fabricados exclusivamente para trabalhar com constância – sem interrupções – e por muitos anos.

Os materiais usados na produção dos GOTEJADORES AGROJET são de altíssima qualidade, garantindo maior resistência, durabilidade e segurança aos usuários. Isso só é possível porque a Agrojet se preocupa com cada cliente e investe frequentemente em tecnologias.

Quer saber mais ou conhecer os nossos produtos? Clique aqui.
Para realizar um orçamento ou tirar dúvidas, clique aqui.