Principais características dos Microaspersores

Principais características dos Microaspersores

11

Set

2020

Todo agricultor quer o melhor para a sua cultura, não é mesmo? Quer que ela se desenvolva, cresça saudavelmente e que produza. E claro que para isso, são necessário produtos específicos para cada tipo de plantação. Mas com tantas opções no mercado, alguns agricultores acabam se confundindo ou desconhecendo a utilidade de cada item.

Por isso que sempre detalhamos por aqui cada um dos produtos AGROJET. E sempre damos um foco maior na prática da irrigação, pois é ela quem irá definir a qualidade do crescimento, do desenvolvimento e da colheita da sua cultura.

Ou seja, a irrigação é o principal ponto de partida para obter sucesso em uma plantação. Através de um bom planejamento, você terá o controle ideal da água e, assim, poderá evitar com tranquilidade a escassez e/ ou o encharcamento em sua produção. Para que a irrigação seja eficiente, há métodos e sistemas atrelados a ela. Veja os exemplos a seguir.

Método, é a forma pela qual a água poderá ser aplicada às culturas, como:

  • Bombeamento;
  • Autopropelido;
  • Por gravidade;
  • Por canais, etc.

Após a escolha do método, será definido o melhor Sistema. Que pode ser:

É importante saber que para cada método pode haver dois ou mais sistemas. Tudo irá depender da variação do solo, do clima do local, da cultura e qualquer outro aspecto que tenha influência direta ou indireta no ambiente da plantação. Há dois sistemas que são muito utilizados na irrigação e que podem até ser confundidos entre si, os que usam ASPERSORES e outro com MICROASPERSORES.

Os aspersores, apesar de serem muito variáveis e não se limitar aos espaçamentos de plantios e nem a um tipo de cultura, se torna ideal para as plantações que precisam de molhamento intenso e uniforme. Já os MICROASPERSORES, embora também proporcionem molhamento uniforme, promovem também uma precipitação mais suave. Isso só é possível porque as gotas que são lançadas ao ar são micros, formando uma garoa eficiente e moderada.

Outra característica importante do microaspersor é que ele pode ser muito utilizado na irrigação localizada – que é direcionada para um ponto da cultura. Por exemplo: permite a irrigação sem molhar a folhagem de culturas tutoradas, garantindo um crescimento guiado. E não para por aí, são muitos benefícios que este sistema proporciona, olha só:

    Reduz a temperatura do ambiente;
  • Não provoca erosões no solo e nem danos nas folhagens;
  • Não respinga terra;
  • Resistem a ventos moderados sem prejudicar a irrigação;
  • Possuem fácil adaptação aos diferentes tipos de solo;
  • Mínima perda de água por evaporação;
  • Menor gasto de energia;
  • Menor desperdício, pois a aplicação é apenas dentro da área cultivada.

E quais são as melhores culturas para instalar os microaspersores?

Este sistema vem ganhando muito campo principalmente na área de fruticultura. Porém, os microaspersores também podem ser utilizados para a irrigação de:

– Pomares, estufas, viveiros, cultivos protegidos, gramados, jardins, canteiros de flores e até para resfriamento de armazéns e granjas.
Claro que para o microaspersor ser totalmente eficiente e útil para a agricultura, é necessário que ele seja resistente para enfrentar dia após dia todos os climas e influências. E é por isso que a AGROJET investe frequentemente em tecnologia avançada.

Todos os produtos AGROJET são fabricados em materiais altamente durável. Projetados especialmente para atender qualquer necessidade do produtor e para que sejam eficientes e confiáveis para trabalharem constantemente.

Quer conhecer mais sobre o nosso portfólio? Clique aqui.
Para entrar em contato com a nossa equipe especializada, é só clicar aqui.