Microaspersor tipo Bailarina: onde usar e benefícios

Microaspersor tipo Bailarina: onde usar e benefícios

19

Jun

2020

Não é sempre de primeira que conseguimos achar um modelo de irrigação que se encaixe perfeitamente na plantação. Por isso, o agricultor que preza pela sua cultura com certeza já procurou por diversos tipos.

Mas, antes de entrarmos no assunto de um modelo específico, vamos saber um pouco mais da importância e como funciona os passos para a escolha de um sistema.
Como já dissemos em alguns dos nossos blogs, a irrigação vai além de suprir a deficiência parcial ou total da água. Ela é essencial para que a produção tenha um crescimento seguro e saudável e para aumentar o potencial de insumos (fertilizantes, defensivos etc.) que são utilizados na agricultura.

Há vários métodos de irrigação para implantar na produção e, para cada método, há dois ou mais sistemas. Os métodos são as formas pela qual a água poderá ser aplicada às culturas, por exemplo: aspersão, subirrigação, localizada, etc. Os sistemas irão depender da variação do solo, clima e outras influências, aqui se encaixam os gotejadores, autopropelido, microaspersores etc.

Então, juntando todas as partes, você pode obter um método de Irrigação Localizada utilizando sistema com o Microaspersor do tipo Bailarina e assim por diante, cada uma com a sua propriedade e atingindo necessidades específicas.
Agora que você já está contextualizado como funciona as etapas para a escolha de um processo de irrigação – de uma forma bem resumida – saiba os benefícios e onde usar o Microaspersor do tipo Bailarina.

Diferentemente da aspersão convencional, a microaspersão é o sistema de irrigação que lança gotículas de água e promove uma precipitação mais suave na plantação. Os microaspersores que operam com palhetas giratórias são chamadas de Bailarinas.
A principal característica das Bailarinas é produzir jatos de águas rotatórios em pequenas gotas, podendo irrigar em um diâmetro de cerca de 3 metros. Elas também podem trabalhar tanto em pé como invertida. Além de garantir uma irrigação suave, deve promover uma distribuição de água uniforme em toda plantação.

Outros benefícios deste modelo são:
. Molhamento das culturas sem provocar erosão no solo.
. Não provoca danos nas folhas.
. Não respinga terra.

Tudo isso faz com que as perdas por contaminações e doenças sejam reduzidas consideravelmente. Sendo assim, as plantações irão se manter saudáveis e eficientes.

E onde aplicar o Microaspersor tipo Bailarina?

A sua principal aplicação é indicada para lugares que precisam de baixa pressão e um bom molhamento. Podendo ser instalado em áreas que possam ter movimentações de mangueiras, já que existe modelos que possuem haste própria para sustentação.

É recomendado em culturas como: Pomares, fruticulturas, olericulturas, estufas, hortaliças, viveiros, viticulturas, jardins, etc.

Dica para instalação:

Antes de iniciar a instalação, deixe a água correr livremente para eliminar fragmentos da perfuração das mangueiras e depois, para evitar o entupimento das Bailarinas, utilize filtros.
Caso o rotor pare de girar, verifique se não há entupimentos internos.

Sabendo que estes produtos devem ficar por muito tempo em uma cultura, nós, da Agrojet, nos preocupamos com a qualidade de cada microaspersor e outros sistemas. Por isso, todos são produzidos em materiais resistentes, que aguentam influências climáticas dia após dia.

Assim, podemos garantir alta eficiência, durabilidade e praticidade. Ficou interessado? Clique aqui e confira os produtos que podem se encaixar na necessidade da sua cultura.