Irrigação por Aspersão, saiba mais sobre

Irrigação por Aspersão, saiba mais sobre

13

Out

2021

Todos sabem que a água é muito importante para a manutenção da vida no planeta, mas já parou para pensar o quanto ela pode interferir na agricultura? A produtividade e os diversos benefícios que pode obter do cultivo é afetado diretamente pela disponibilidade de água para a plantação.  A água é um fator super essencial e sabemos que em muitas regiões a quantidade que se tem não é suficiente para as plantações. Por isso a irrigação é tão fundamental.

Esse processo de aguar as plantas artificialmente para que não sofram com a falta de chuva pode gerar grandes resultados benéficos para o produtor, aumentando sua produtividade e o seu lucro. Essa técnica é feita para fornecer água às plantações em quantidades adequadas e nos momentos certos.  Mas para obter o máximo da plantação é preciso investir em um método de irrigação para o seu cultivo. Na hora da escolha, é necessário analisar o solo, as necessidades das culturas, tipografia, condições climáticas, dentre outras.

Nós te explicaremos melhor: Os métodos mais conhecidos e utilizados são a irrigação localizada, de superfície e por aspersão. A irrigação de superfície e a localizada são, geralmente, utilizadas em pastagens, fruticultura, horticultura e no arroz. A localizada é mais utilizada em solos secos e áridos, sendo aplicada diretamente nas raízes das plantas. Já o método por superfície é aplicado diretamente no solo por SULCOS ou INUNDAÇÕES.
Aqui no blog sempre falamos da importância de cada método, mas hoje o nosso foco maior vai ser esclarecer algumas dúvidas sobre a Irrigação por Aspersão.

O que é Irrigação por Aspersão?

É o método mais utilizado em todo o planeta pela sua adaptabilidade e versatilidade. Essa técnica é comparada a um processo natural e funciona da seguinte forma: A irrigação por aspersão simula uma chuva artificial nas áreas da lavoura, onde um aspersor lança água para o ar que se transforma em pequenas gotículas de água, contribuindo para evolução das plantas. Sem contar que pode ser utilizada em diversos tipos de tipografias e culturas.

Neste método, o mecanismo responsável pela pulverização do jato de água é o Aspersor.

Onde usar a irrigação por aspersão?

Antes de usar a irrigação por aspersão, é necessário estudar o clima, tipo de cultura e o solo, isso reflete na quantidade ideal de água para a plantação. Este método é mais indicado para áreas que precisam de irrigações mais constantes com menos quantidade de água por aplicação. Por isso, é mais aconselhada para solos com alta penetração e pouca disponibilidade de água.

Quando surgiu a irrigação por Aspersão?

Essa vem evoluindo desde os tempos antes de Cristo, principalmente, após a segunda guerra mundial, com a fabricação de tubos de polietileno leves e sistemas de acoplamentos rápidos, facilitando o transporte manual, o manuseio dos equipamentos no campo e a operação.

Quais são as vantagens da irrigação por Aspersão?

– Por ser versátil pode ser usada em quase todos os solos;
- Estrutura diversificada e ajustável;
– Cobertura completa do cultivo;
- Precisão exata da quantidade de água por área;
- Tem maior eficiência de irrigação, gerando economia de água e mão de obra.
– Não precisa da sistematização do terreno ou o seu preparo;
– Pode ser transportado para outras áreas;
– Age em conjunto com a fertirrigação.

A irrigação por aspersão é super eficiente e vem trazendo vantagens produtivas para os produtores, como: aumento do lucro e da produtividade, otimização de áreas e diminuição de efeitos da seca.

Dentro da irrigação podem haver várias dúvidas na hora de escolher o método ideal para a cultura. Por isso, consulte um profissional e faça um planejamento para que você possa ter um resultado eficaz.
Por aqui a gente sempre fala das vantagens de escolher o método adequado para o seu cultivo. Mas além de decidir qual técnica usar, também é necessário investir em materiais de qualidade.

Pensando nisso, a Agrojet desenvolveu um rico portfólio de produtos que garantem maior eficiência, resistência e durabilidade. Sem contar com a facilidade de manutenção. Todos os nossos itens foram desenvolvidos com tecnologia de ponta, pensando sempre em aumentar a produtividade da sua colheita.
Quer saber mais? Clique aqui e entre em contato com a nossa equipe, ou aqui para conhecer nosso portfólio.