Descubra como o gotejador pode irrigar a sua produtividade.

Descubra como o gotejador pode irrigar a sua produtividade.

1

Dec

2022

Sabemos que os métodos de irrigação são protagonistas fundamentais no que se diz respeito à produtividade do seu plantio. E, para cada cultura, existe um projeto de irrigação diferente, que atenda a todas as necessidades das plantas cultivadas.

Quando o planejamento é bem feito, os benefícios aparecem na colheita, principalmente na produtividade e qualidade do produto final. E com a produção e padrão das plantas e frutas no topo, a lucratividade pode ser melhor do que a safra anterior. É por isso que é indispensável apostar nos melhores métodos de irrigação para a sua plantação.

Hoje, falaremos sobre o gotejamento, método de irrigação que apresenta inúmeros benefícios para a agricultura de todos os portes.

A técnica por gotejador de irrigação é indispensável para o campo, principalmente nas regiões e nos terrenos irregulares e em locais com tempo seco, onde há menor incidência de chuva. O método de irrigação com gotejador tem como principal atributo o controle dos recursos hídricos, contribuindo para a economia de insumos do seu plantio, além de ser um grande aliado à sustentabilidade na produção rural.

Com os gotejadores, é possível economizar a água, evitando o desperdício por evaporação, pois, nessa técnica, a água é depositada diretamente na raiz das plantas. Além disso, outro ponto positivo para os gotejadores é no que se diz respeito à nutrição do seu plantio, como a água é aplicada diretamente na raiz, isso garante o aproveitamento total dos nutrientes presentes na água e no solo, fazendo com que as plantas cresçam de maneira mais saudável.

Se você se dedica para o aumento do desempenho da produtividade do seu plantio, confira as informações que separamos a seguir e fique por dentro de todos os detalhes sobre o gotejador!

O gotejador e suas funcionalidades.

Esse método de irrigação, conforme dito anteriormente, consiste na técnica de aplicar a água diretamente na raiz da planta, aproveitando de forma mais eficiente a água para irrigação. Além disso, ele é muito indicado para locais onde há grande incidência de escassez hídrica, possibilitando que a quantidade de água a ser utilizada seja minimamente calculada.

O gotejador se localiza em tubos ou microtubos que são alinhados por toda a extensão do sistema, de maneira ordenada e enfileirada. Sua eficácia pode alcançar a casa dos 95% quando planejado e implementado de maneira adequada, respeitando as limitações do terreno e atendendo as necessidades do plantio.

O que devo saber para implementar os gotejadores?

Em geral, podemos utilizar gotejadores instalados ao longo das tubulações de água. Desta maneira, teremos uma faixa molhada que deverá coincidir com um número de plantas, mais precisamente com a zona do solo, onde se encontram as raízes das plantas.

O solo neste tipo de estrutura será responsável por distribuir água para as raízes das plantas. Solos arenosos que não têm capacidade de armazenar umidade também podem ter irrigação por gotejamento.

Outro tipo de cultura que aceita bem esse tipo de irrigação são aqueles que exigem que as regas sejam mais frequentes. Portanto, as principais culturas que adotam essa prática são hortaliças, frutíferas e floriculturas. O tamanho da lavoura também influencia nesse resultado.

Benefícios dos gotejadores para irrigação.

Dentre as vantagens dos gotejadores, podemos citar em primeiro lugar a economia. Este ponto positivo é fundamental para a agricultura. Mas, além da economia financeira, vale lembrar que os gotejadores são excelentes para a economia de recursos e matéria-prima, pois a aplicação próxima da raiz evita as perdas de água com insumos, por evaporação. Além disso, a economia de nutrientes também é significativa.

Outra possibilidade que os gotejadores oferecem é a aplicação de fertilizantes com a água, reduzindo o tempo de trabalho e otimizando o sistema de irrigação.
Os gotejadores também são excelentes no quesito de saúde das plantas, prevenindo doenças causadas pelo contato direto com a água e a proliferação de ervas daninhas.

Quanto ao solo, para aplicar o sistema por gotejador não é necessário realizar o nivelamento do terreno, fazendo com que gastos maiores na lavoura sejam poupados.
Além disso, o baixo custo de mão de obra é outra vantagem para os agricultores.

Conclusão.

O gotejador sem dúvidas é um sistema hídrico muito benéfico para os produtores rurais e a sua alta eficiência entrega ao agricultor plantas mais saudáveis e economia de recursos e tempo.

Se este método de irrigação combina com a cultura de seu plantio, vale a pena investir para começar a colher os seus benefícios.

Precisa de um sistema de irrigação de alto padrão? Clique aqui e conte com a Agrojet!