Conheças as principais características dos gotejadores

Conheças as principais características dos gotejadores

2

Out

2020

Será que você usa a irrigação correta para o seu tipo de cultura? Diferente do que muitos pensam, a irrigação não serve apenas para suprir as insuficiências hídricas. Cada plantio precisa de um método de irrigação diferente e que atenda todas as suas necessidades.
Também sempre dizemos por aqui que, além do tipo de plantação, cada sistema de irrigação varia de acordo com o clima, o solo, a topografia e muitos outros fatores que influenciam a cultura. É por isso que, antes de instalar qualquer produto de irrigação, aconselhamos que busque por informações e converse com profissionais da área.

Para te ajudar e facilitar a sua busca, aqui no site da AGROJET temos diversos conteúdos que explicam como, onde e quando usar os nossos produtos, sempre mostrando os mais variados benefícios. Hoje, iremos explicar todas as características e as principais vantagens dos GOTEJADORES.

O que é GOTEJADOR?

O gotejador é um dos principais emissores de água no sistema de irrigação. Seu objetivo é manter o nível de umidade no solo, conforme a precisão do plantio. Simplificando, o gotejador é um sistema de irrigação que transforma o fluxo da água em pequenas gotas.

Como funciona a irrigação por gotejamento?

Os gotejadores são produzidos com regulagens, especialmente para tornar possível o controle da vazão de água e do tempo de funcionamento, ou são autocompensantes, que mantém a mesma vazão em diferentes pressões. Em uma linha contínua da plantação, são instaladas uma rede de tubos, mangueiras e os gotejadores, que vão liberar água de maneira lenta e uniforme no bulbo.
Ou seja, a aplicação da água no solo é feita de forma localizada e de alta precisão, em pontos estratégicos do terreno, fornecendo a quantidade adequada que a raiz de cada planta necessita. Isso garante até 90% de eficiência da água, já que ocorre baixa evaporação e nem escoamento superficial.

Onde aplicar os gotejadores?

Geralmente, os gotejadores são utilizados em viveiros, paisagismos, fruticulturas e em cultivos protegidos. Mas a aplicação vai muito além. Como é possível permitir a regulagem individual dos gotejadores, eles também podem ser instalados em terrenos com plantas de diferentes espécies.
Em cultivos altos ou áreas desiguais, os gotejadores também podem ser úteis, já que permitem que linhas de irrigação secundárias tenham o mesmo comprimento das linhas plantadas e oferecem facilidade tanto para o transporte dos equipamentos quanto para sua instalação acima da cultura.

Quais os benefícios dos gotejadores?

Além de todas essas características citadas acima, os gotejadores possuem MUITOS benefícios. Os principais, são:

  • Há baixo risco de desconexões nas tubulações e flutuações na pressão;
  • Adaptável às condições do vento;
  • Permite a aplicação de fertilizantes e defensivos;
  • Reduz o risco de contaminação da parte vegetativa da planta;
  • Previne a erosão, já que não há impacto da água no solo;
  • Maior economia de mão de obra e de água;
  • Aumento do nível de desenvolvimento da cultura;
  • Maior produtividade.

Por fim, ficou claro que para que a produtividade seja alta e os cultivos tenham qualidade, você precisa que os gotejadores forneçam a quantidade perfeita de água e nutrientes para as raízes de cada planta. Isso quer dizer que estes produtos devem trabalhar duro dia após dia, sem entupimentos e sem se desgastar.

Para que isso seja possível, é preciso investir constantemente em tecnologia, assim como nós, da AGROJET, fazemos com cada um de nossos produtos.
Todos os nossos produtos são desenvolvidos em materiais realmente duráveis e seguros, para resistirem às mais variadas condições sem perder a eficiência e a uniformidade de molhamento.

Se você quer conferir mais sobre os produtos AGROJET que ajudam no crescimento de sua produção, clique aqui.