Como a irrigação pode aumentar a cultura e o lucro?

Como a irrigação pode aumentar a cultura e o lucro?

28

Jul

2021

Quer aumentar o lucro e a produtividade da sua cultura? Invista em irrigação. Esse método milenar pode aumentar em até 3 vezes a produção do seu cultivo, além de gerar muitos benefícios para o agricultor. Mas querer ter uma grande eficiência na cultura sem usar a irrigação adequada pode ser uma tarefa difícil. É preciso estudo e entender os seus métodos antes de aplicar.

Mas pra você que ainda está um pouco perdido no assunto, calma aí que a gente te explica:

Em algumas regiões, pode haver um grande período de seca causado pelas variações climáticas, como uma baixa disponibilidade hídrica ou uma má distribuição da chuva, causando uma carência parcial ou até mesmo total de água. Por isso a irrigação é importante, ela tem como finalidade suprir as necessidades hídricas das plantas, fazendo com que a cultura cresça de maneira adequada e saudável.

Mas é só por isso?

NÃO. Além dela diminuir os riscos climáticos e meteorológicos, ela aumenta a produtividade e ajuda na potencialização dos insumos como: fertilizantes, defensivos, sementes e outros.

Um grande exemplo de que a irrigação é essencial é que praticamente todos os alimentos são produzidos através de sistemas irrigados, como: feijão, arroz, legumes, frutas, cana-de-açúcar, verduras, etc.
Separamos muita coisa boa pra você sobre esse assunto, olha só:

Quais os benefícios da irrigação:

– Possibilita o aumento da diversidade de culturas;?
– Aumenta a produção e diminui as perdas;?
– Facilita a exploração agrícola em regiões de clima árido e semiárido;
?- Amplia a oportunidade de empregos;?
– Melhora a padronização e a qualidade dos produtos agrícolas;?
– Aumenta a disponibilização dos alimentos e de outros itens rurais;?
– Dá a oportunidade de abertura de novos mercados, até mesmo no exterior;
?- Possibilita a introdução de novas tecnologias, modernizando sistemas de produção.

Mas ATENÇÃO. Assim como a água pode trazer muitos benefícios, ela também pode causar prejuízos se não for aplicada da forma correta. Para que ela seja eficaz, é preciso seguir algumas etapas – é necessário que você conheça a sua cultura, a área que ela está e qual a disponibilidade hídrica que esse local possui.

Sendo assim, é muito importante estudar e consultar um profissional antes de instalar os métodos e sistemas de irrigação, para que a sua plantação tenha a quantidade de água ideal para um bom desenvolvimento.

E quais são os métodos e sistemas de irrigação?

Essas ferramentas para ser utilizadas dependem de fatores como: a topografia, o clima, o solo, a plantação, a disponibilidade de água e até mesmo as necessidades do agricultor.

De uma forma resumida, os sistemas de irrigação são um conjunto de peças e equipamentos que operam para realizar a irrigação. Já os métodos são a forma como a água pode ser aplicada à cultura. Para cada método, existem dois ou mais sistemas de irrigação. Esses são os mais conhecidos:

Irrigação por Aspersão

Esse método pode ser utilizado em vários tipos de culturas e topografias, mas em geral é bastante utilizado em lavouras, pastagens e grãos. Aqui, o sistema mais utilizado para pulverizar a água é o Aspersor. A irrigação por Aspersão funciona como uma chuva direcionada, jogando jatos de água para o ar em direção ao plantio a ser molhado.

Irrigação Localizada

Se o solo possui pouca capacidade de infiltração, sendo mais seco ou denso, este é o método mais indicado. Os sistemas que podem ser utilizados são os gotejadores – que lançam gotículas de água – e também os microaspersores – que formam uma precipitação uniforme e suave sobre a cultura.

Irrigação superficial

Este método, para ser aplicado, depende do tipo de terreno, necessitando de um solo nivelado. Aqui a água é lançada diretamente na terra, por isso, não é muito indicada para áreas impermeáveis. Os sistemas principais deste método são por inundações ou por sulcos.

Não há dúvidas que irrigar é a melhor maneira para obter um plantio saudável. Sem contar que essa prática agrícola facilita muito a vida do produtor no campo. Agora que você já está por dentro do assunto, conte com a Agrojet, aqui investimos em tecnologia de ponta, garantindo maior durabilidade e eficiência dos nossos produtos.

Clique aqui e confira nossa variedade de produtos para irrigação.