Aspersor: Dicas e informações gerais

Aspersor: Dicas e informações gerais

10

Aug

2022

Para irrigar manualmente um jardim ou plantação demanda muito tempo e esforço físico. Além disso, o resultado uniforme e a quantidade aplicada de água não seria igual em todas as áreas. A rega manual exige diversos fatores: custos extra com a mão de obra, falta de efetividade na rega, muito tempo gasto e a exigência da aplicação de fertilização também feita manualmente.

Com os tempos atuais e uso da tecnologia, as coisas tendem a melhorar, ajudando a otimizar seu tempo, economizar dinheiro e, principalmente, recursos para sua lavoura.
É aí que entra o uso do aspersor, uma tecnologia que promete alta adaptabilidade e que pode ser um ponto positivo para a produção de sua lavoura.

A escolha certa do aspersor para um projeto de irrigação é fundamental para o sucesso do plantio. Isso porque, além de determinar todos os parâmetros e características da área irrigada, como comprimento, diâmetro, espaçamento das linhas laterais e a potência do conjunto motobomba, vazão. A disponibilidade de aspersores e peças de reposição no mercado também deve ser levada em consideração.

A área irrigada por aspersão no Brasil tem se expandido nos últimos anos, principalmente devida à aplicação, via fertirrigação, de vinhaça nas áreas cultivadas com cana-de-açúcar. Em pesquisa feita, há quase 2,500 milhões de hectares irrigados por aspersor e pivô central. Esses números representam mais de 40% de usualidade.

Mas por que a escolha pelo aspersor?

É claro que quando um agricultor escolhe pelo método de irrigação com aspersor, ele tem total conhecimento operacional e técnico sobre o assunto e/ou contou com a ajuda de profissionais. Pois, para definir o sistema de irrigação, é ter conhecimento sobre o solo, sobre as necessidades do plantio, parâmetros e características da área irrigada, medidas, espaçamento, diâmetros e comprimentos das áreas, dimensionamento hidráulico etc.

Todos esses parâmetros devem ser avaliados antes de escolher de fato o aspersor.

A escolha pelo aspersor é o que irá determinar todos os parâmetros e disponibilidade de equipamentos de método de irrigação na cultura. E, isso é o que determina o custo total do investimento no método de irrigação.

Outro aspecto importante na escolha do aspersor é sua intensidade de aplicação, ou seja, a diferença entre a quantidade de água que é produzida e o espaçamento entre os seus emissores.

E quanto as partes do aspersor?

Há também os reguláveis. Estas regulagens afetam a uniformidade de distribuição de água pelo aspersor, o comprimento e ângulo do jato e a vazão. Entre os reguláveis é possível regular: tensão da mola, velocidade do rotor, ângulo do jato e arquitetura interna do bocal.

Esta característica é muito importante para bocais que podem possuir diversas formas de seção, variando em comprimento e utilizando ranhuras para promover pulverização adequada de água por um aspersor. Qualquer alteração nestas caraterísticas irá resultar em mudança no fluxo (vazão), velocidade do jato e localização na qual a água está sendo despejada.

Lembrando sempre que o bocal é sempre o último ponto de controle, após passar por essa parte do aspersor, água é irrigada e está sujeita a interferências ambientais. Por exemplo, o raio de alcance do jato d’água do aspersor é influenciado pela velocidade do vento.

Cada aspersor tem uma classificação diferente

O aspersor é classificado conforme sua ação: impacto, palheta, pressão de trabalho, raio de alcance, vazão, diâmetro do bocal etc. O mercado oferece um grande número de modelos diferentes de emissores, com capacidades diferentes para aplicar água. Por exemplo, há os minis aspersores, que tem uma vazão em torno de 300 l/h, sendo operado com um fator de pressão de 15 mca.

O aspersor com palheta é muito comum na irrigação paisagística, em gramados e para pivôs centrais. A vantagem deste aspersor é que ele não apresenta movimento de rotação do eixo, apenas da palheta, logo o desgaste nas peças é reduzido.

Para plantações de culturas como hortas, o aspersor com palheta é o mais escolhido entre os produtores.

Por isso afirmamos que, para escolher um aspersor que ofereça o melhor custo benefício para o seu plantio, e que seja o menos prejudicial ao ambiente, é necessário entender toda a situação e também buscar orientações de especialistas.

Aqui na Agrojet você encontra os melhores aspersores para a irrigação da sua cultura.
 Clique aqui e conheça nossos produtos!