Aspersor: Conheça detalhes sobre esse método prático e rentável!

Aspersor: Conheça detalhes sobre esse método prático e rentável!

29

Apr

2022

Sabemos que investir em um sistema de irrigação vai muito além de apenas irrigar as superfícies que necessitam de água. Os sistemas de irrigação, bem como seus métodos, são feitos e pensados de maneira que preservem diversos itens, como a estética de um jardim, o aumento de produção de uma lavoura e, até mesmo, a lucratividade de uma plantação.
Pensando na questão da rentabilidade, investir no método por aspersão pode ser um grande aliado à produtividade e monetização. Para você entender melhor sobre o método com aspersor, separamos algumas dicas fundamentais. Confira!

Como saber qual é o melhor método?

O método de irrigação está relacionado à forma como a água será distribuída em sua plantação.
Para as lavouras, existem diversos métodos diferentes:

  • Aspersão, onde o sistema é composto por aspersores;
  • Método superficial (ou por superfície);
  • Irrigação autopropelida;

Para escolher o melhor método, você precisa focar em seu plantio. O aspersor, por exemplo, é um método de irrigação perfeito para regar lavouras, pastagens e locais que exijam a rega intensa de maneira suave e uniforme.

Método aspersor

Não é segredo que o método por aspersão é um dos mais utilizados pela agricultura no mundo todo. Este método é bastante popular e todos os seus benefícios conquistam cada vez mais adeptos para implementar em seu sistema de irrigação.

Isso acontece porque o aspersor, produto empregado na técnica, é muito versátil, de fácil adaptação e de muito fácil manipulação.
Mas, apesar de o aspersor ser um sistema que oferece diversas vantagens, devemos ter cautela, pois este método gasta muita çagua.

Antes de comprar aspersores, é importante levarmos em conta que para cada situação, existe um sistema de irrigação adequado. E todos os detalhes de sua lavoura devem ser considerados antes de fazer o investimento.

O aspersor é um item fundamental para construir um sistema de irrigação e é geralmente indicada para áreas residenciais, campos, lavouras e plantações de diversos portes.

Esse sistema funciona dividindo um ou mais jatos de água em pequenas gotas, como se fosse uma chuva artificial. Essas gotas caem no solo, proporcionando a rega.

O seu maior ponto positivo é que sua adaptação de instalação é muito versátil, oferecendo diversas possibilidades de um sistema de irrigação, de acordo com o plantio.
O aspersor é um método de irrigação muito vantajoso, possibilitando que você:

  • Faça a cobertura de rega em um grande raio de seu plantio;
  • Utilize em diversos solos;
  • Tenha uma estrutura adaptável, ajustável e que gera grande economia tanto na mão-de-obra quanto na matéria-prima.

Irrigação com aspersor

Conforme falamos lá em cima, o método aspersor transforma alguns jatos de água em pequenas gotículas, simulando uma chuva. Mas, para que esse método de irrigação seja eficaz, sua mecânica deve estar em ordem. Para você entender como funciona a dinâmica dentro da operação pequeno equipamento, vamos explicá-la de forma simples:

Fase de bombeamento – é responsável pela captação o impulsionamento de água até o reservatório ou para as linhas de distribuição.

Fase do transporte – esta parte é onde a água será levada do reservatório, até a parte de impulsionamento no aspersor. Os componentes desta tubulação, presentes nesta fase podem ser revestidos de plástico, metal ou alumínio.

Fase de distribuição – A água será aspergida, pelos bocais dos aspersores. O aspersor é o componente fundamental dessa etapa. A partir dessa fase que os aspersores são classificados em diversas categorias, de acordo com o tamanho das gotas, pressão de serviço e jato.

Vantagens de usar aspersor

Tanto no método mecânico quanto no automatizado o uso da aspersão é muito vantajoso. O principal deles é que, ao adotar esse método, você não precisa fazer nenhum tipo de intervenção no relevo de sua plantação.

O aspersor é muito flexível, versátil e adaptável, seja na hora de controlar suas lâminas d’água, quanto para dispor esse método em seu sistema de rega. Isso, sem dúvidas reduz muito os gastos para a implementação de um sistema de irrigação.

Além de ser altamente adaptável, o aspersor oferece melhor controle no volume de água que será aplicado na lavoura. E, por ser fácil de controlar, essa funcionalidade torna esse método aplicável a diferentes culturas.

Isso apresenta resultados positivos, principalmente no que se diz respeito à rentabilidade e economia na lavoura.
Para ter certeza se o aspersor é realmente o método que deve ser integrado ao seu sistema de irrigação, considere os seguintes itens:

  • Quais são as culturas mais predominantes em sua lavoura;
  • Topografia;
  • Tipo de solo;
  • O clima predominante em sua região;
  • E, principalmente, a disponibilidade de água em sua plantação.

Lembre-se!

A irrigação por método aspersor é muito popular em nosso país e pode trazer vantagens produtivas para diversos produtores.

Faça uma boa avaliação de suas necessidades e, assim que você escolher o melhor método para sua plantação, conte conosco!

Qualquer dúvida, entre em contato clicando aqui.