Entenda um pouco mais sobre os Aspersores

Entenda um pouco mais sobre os Aspersores

28

Jan

2022

Quem possui plantações, pastagens, lavouras e até mesmo jardins, sabe da importância de levar água na medida certa para essas áreas. Um sistema de irrigação pode fazer com que a colheita cresça bonita e saudável, além de aumentar a produtividade e o lucro para o produtor.



Investir em irrigação, é mais do que suprir a necessidade de água das plantas, com ela é possível controlar a vazão de água de acordo com a carência da cultura, aumentando o rendimento e a qualidade do cultivo. Sem contar com os outros benefícios, como: o aumento da diversidade das culturas, redução dos riscos de estiagem e seca, aplicação de insumos, dentre outros. 

Mas, para usufruir de todos os benefícios, é preciso investir em um método de irrigação que se ajuste às necessidades da sua cultura. Por exemplo, os Microaspersores, Gotejadores, Nebulizadores e Aspersores.

Todos eles possuem as suas características e sistemas e são eficientes para determinadas culturas. Mas hoje, o nosso foco maior vai ser em te explicar um pouco mais sobre um método super conhecido: a Aspersão.

Você sabe o que é um Aspersor?

Seja para uso agrícola ou para áreas comerciais e residenciais, os aspersores operam sob pressão lançando um jato de água no ar. Sua finalidade é dividir um ou mais jatos de água em pequenas gotas que caem no solo em formato de chuva artificial. Por ser bem versátil, esse sistema pode atuar em diversos tipos de culturas, podendo adaptar a instalação de acordo com o plantio.

Existem diversos modelos de aspersores, mas os mais utilizados em irrigação são os rotativos. Ao mesmo tempo em que lançam o jato de água no ar, fazem um giro em torno de sua base de sustentação.

Agora que você já sabe o conceito básico de Aspersor, separamos algumas vantagens de utilizar a irrigação por aspersão, olha só:

  • Cobertura geral da plantação;
  • Pode ser utilizado em quase todos os solos;
  • Estrutura ajustável e diversificada;
  • Precisão exata da quantidade de água por área;
  • Não precisa da sistematização do terreno ou o seu preparo;
  • É eficiente, gerando economia de água e mão de obra.

Os aspersores são itens fundamentais de um sistema de irrigação.

Mas onde usar a irrigação por aspersão?

A irrigação por aspersão é mais recomendada para solos com alta penetração e com pouca disponibilidade de água, já que essas áreas precisam de irrigações mais frequentes com menos volume de água por aplicação. Contudo, antes de escolher este método é preciso realizar um estudo de solo, clima e o tipo de cultura, isso pode refletir na quantidade de
água necessária para o plantio.

Além do mais, dentro da irrigação por aspersão, existe a irrigação convencional, caracterizada como sistema básico desse método, onde são utilizados tubos em todo a área com o manejo dos aspersores de forma manual e, o sistema de irrigação mecanizada, que tem por objetivo realizar a irrigação em áreas maiores.

Também vale analisar alguns aspectos importantes antes de escolher o aspersor ideal para o seu objetivo, como: o modelo do aspersor, a dimensão do local que será irrigado, fatores climáticos e biológicos, retenção de água no solo, etc.

E não para por aí, é preciso fazer uma escolha com qualidade. Por isso, a Agrojet investe constantemente em tecnologia na fabricação dos materiais, tudo para garantir maior eficiência, durabilidade e segurança, pensando sempre em aumentar a sua produtividade.

Para conhecer todos os nossos aspersores, clique aqui.



Para saber mais sobre os nossos produtos, clique aqui.



Para entrar em contato com a nossa equipe, clique aqui.